October 31, 2023
Quando a paraolímpica Susannah Scaroni fez pós-graduação para se tornar nutricionista, suas refeições diárias começaram a mudar. À medida que lia mais sobre a pesquisa por trás da nutrição esportiva de resistência, ela começou a comer muito mais carboidratos. E ela rapidamente percebeu uma diferença em seu desempenho.
Scaroni segue uma dieta rica em carboidratos devido à alta intensidade e volume do treinamento de corrida em cadeira de rodas. No dia anterior à corrida, ela se concentra na nutrição específica da corrida. Ela bebe líquidos ricos em carboidratos, visando 80 onças, incluindo uma bebida esportiva como Gatorade. Para o jantar, ela come carboidratos como arroz, batata ou macarrão, além de proteínas magras e vegetais cozidos. Para evitar idas frequentes ao banheiro, ela bebe a maior parte dos líquidos no jantar e toma um copo pequeno de água antes de dormir.
No dia da corrida, Scaroni começa com um copo de água para se hidratar. Como pode demorar algumas horas entre o café da manhã e o início da corrida, ela faz uma refeição maior que inclui carboidratos complexos e proteínas, como aveia e iogurte ou manteiga de amendoim. Ela também traz um mix de hidratação com carboidratos no ônibus e na barraca antes da largada. O café é obrigatório para ela, seja usando seu próprio AeroPress ou ficando com os olhos vermelhos em uma cafeteria.
Scaroni enche um CamelBak com 60 gramas de carboidratos de sua mistura de hidratação e bebe com canudo, principalmente nas descidas, quando não precisa usar as mãos para empurrar. Esta estratégia é particularmente importante para para-atletas que podem ter funcionamento gastrointestinal prejudicado devido a uma lesão na medula espinhal.
Scaroni aconselha os maratonistas a seguirem o plano de abastecimento de treinamento no dia da corrida e não tentarem nada novo. É importante praticar exatamente os alimentos e marcas que serão consumidos durante a corrida para evitar problemas gastrointestinais. Ela também recomenda praticar o café da manhã cedo ou várias pequenas refeições que serão consumidas no dia da corrida. Por fim, ela sugere evitar novos alimentos ou bebidas, como o café grátis, caso não tenham sido consumidos antes durante o treino.